quarta-feira, 8 de junho de 2011


O CONSELHO TUTELAR ALERTA SOBRE O PERIGO DOS FOGOS DE ARTIFICIO


O CONSELHO TUTELAR DE JANDUÍS ESTARÁ REALIZANDO DURANTE O MÊS DE JUNHO CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TEMA.

TEMA : Fogos: Bonito para os olhos. Um perigo para a vida.
A campanha será realizada nas escolas e comércios de Janduís
Uma em cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. As lesões agudas da mão são responsáveis por 20% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. Acidentes com fogos, que podem provocar queimaduras graves e até mutilações e amputações das mãos, a imprudência e a falta de informação são os principais motivos para esta alarmante incidência.
“Muitas pessoas compram os fogos, mas elas dão pouca importância para o alto risco desses artefatos, que podem causar mutilações irreversíveis”,
O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são crianças de 4 a14 anos.
LEI 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PROIBE A VENDA DE FOGOS DE ARTIFICIO E ESTAMPIDO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EM CASO DE DESCUMPRIMENTO
Art 244. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida:
Pena : detenção de seis meses a dois anos e multa
O Conselho Tutelar de Janduís orienta os pais, responsáveis e comerciantes que se abstenham de vender ou fornecer fogos de artifício e estampido para crianças e adolescentes, pois, a sua contribuição é de fundamental importância para o sucesso da nossa campanha.
MAIS INFORMAÇÕES
CONSELHO TUTELAR DE JANDUIS
TEL:84 3366-0098

Nenhum comentário: